Encontro de Ensino e Aprendizagem
em Línguas e Literaturas
Currículo e formação
23 e 24 de novembro de 2016
Faculdade de Letras - UFRJ
CONVIDADAS/OS JÁ CONFIRMADAS/OS
Doutora em Letras - Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela USP (2001), realizou pós-doutorados em globalização e estudos culturais na Universidade de Manitoba, em Winnipeg, Canadá (2007), e em formação crítica de professores de línguas no Glendon College, Universidade de York (2013). Atualmente é professora de Língua Inglesa e Linguística Aplicada na UFPR, onde coordena o grupo de pesquisa Identidade e Leitura da UFPR. Participa também do grupo Novos letramentos, multiletramentos e o ensino de línguas estrangeiras, sediado na USP.
Clarissa Jordão
Márcia Paraquett
Doutora em Letras (Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1997). Realizou pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2002), pela Universidade de Santiago do Chile (2015) e pela Universidade de Murcia/Espanha (2015). É autora de três livros; organizou uma revista e três livros, além de ter diversos artigos publicados em coletâneas e revistas nacionais e internacionais. Suas áreas de interesse são ensino/aprendizagem de línguas, formação de professores, interculturalidade e políticas de ensino de línguas, em particular referentes ao Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil.
Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando no departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE - FE - UFF). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), possui Mestrado em Educação (2008) e Graduação em História (2004) pela mesma instituição. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de história, didática da história, teoria da história, história do currículo e história das disciplinas escolares. Atualmente Coordenador do Laboratório de Ensino de História da Universidade Federal Fluminense (LEH-UFF).
Fernando Penna
Maria Amélia Dalvi
É licenciada e mestra em Letras e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde trabalha como professora desde 2010. Atua na graduação em Letras e Pedagogia e na pós-graduação em Educação e em Letras, orientando pesquisas de mestrado e de doutorado. Realizou o estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, com períodos em universidades dos Estados Unidos da América (Kentucky, New Mexico, Purdue e SFA-Texas) e de Portugal (Coimbra e Minho) para produção e discussão de dados e reflexões. No momento, realiza, também, o doutoramento em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Interessa-se, principalmente, por questões relacionadas à educação literária e às inter-relações entre impressos, leitura e literatura, em perspectivas sócio-histórico-culturais e enunciativo-discursivas.
Carmen Teresa Gabriel
Concluiu doutorado em Educação pela PUC-RJ em 2003. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação desta instuição (PPGE). Participa do grupo Oficinas de História, financiado pela FAPERJ e desenvolve a pesquisa Ensino de História e Historiografia: narrativas, saberes e práticas. Sua experiência na área de Educação se concentra nos campos do Currículo e da Didática, com ênfase nos seguintes temas: currículo de História, currículo , cultura e diferença; saber histórico escolar, cultura escolar, transposição didática e formação de professores.
Del Carmen Daher
Del Carmen Daher, é doutora em Linguística aplicada aos estudos das línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP, 2000), realizou estágios pós doutorais em Linguística aplicada, na Université de Paris XII - Val de Marne (CNPq, 2007), e em Linguística e língua portuguesa, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Araraquara, 2006). Atua na habilitação em Português-Espanhol (UFF) com a formação de professores e na Pós-graduação no Programa de Estudos de Linguagem na linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da interação. Na graduação em Letras, habilitação em Português-espanhol (1991-2009) atuou como professora formadora de docentes e coordenou diversos projetos e programas A FAVOR DA MANUTENÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA / A FAVOR DO RETORNO À NORMALIDADE DEMOCRÁTICA
Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), é professor associado I de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua tanto no magistério quanto na pesquisa, dedicando-se ao estudo das construções de tópico marcado no PB e no PE. Possui artigos publicados em livros e periódicos especializados. Dedica-se também a projetos de extensão universitária como o CLAC (Cursos de Línguas abertos à comunidade). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ.
Monica Orsini
Ana Claudia Fidelis
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Acre (1993), mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutora em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Ensino de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, ensino, literatura brasileira, cânone e letramento.