top of page

Breve apresentação dos professores convidados

 

Antonio Francisco de Andrade Júnior – Possui graduação em Letras Português-Espanhol, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense. É Professor Adjunto de Didática Especial e Prática de Ensino de Português/Espanhol da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ. Coordenador da área de Letras Espanhol do PIBID-UFRJ. Coordenador do curso de especialização CESPEB Políticas públicas e projetos socioculturais em espaços escolares. Membro da diretoria da ABH Associação Brasileira de Hispanistas e da diretoria da APEERJ Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro (biênio 2012-2014). Vem atuando nos seguintes temas: formação de professores de português/espanhol, discurso, leitura, comunidade, contemporaneidade, literatura e ensino de línguas estrangeiras. 

 

Armando Ferreira Gens Filho – Possui graduação em Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, com ênfase em Poesia Brasileira, Formação de Professores, Imaginário e Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia brasileira contemporânea e vida literária, ensino de literatura brasileira, mitologias educacionais. Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional- PNAP (2012-13).

 

Clecio dos Santos Bunzen Júnior – Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado (2005) e doutorado (2009) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP; atuando também como colaborador no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCAR, na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de língua. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, letramento escolar, ensino da leitura e da escritura, conhecimentos linguísticos e gêneros do discurso. Tem experiências com formação continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental I e II e Médio. Seus projetos atuais de pesquisa são: Políticas públicas, produção e usos de materiais didáticos nos anos iniciais de municípios paulistas e Processos discursivos de sistematização e de (re)construção de conhecimentos sobre a linguagem escrita em turmas de 4º e 5º anos do ensino Fundamental (CNPq, 409753/2013-0).

 

Edwiges Guiomar dos Santos Zaccur – Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense

(1999), tendo realizado doutorado sanduíche na Université Paris VII sob orientação de Julia Kristeva. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da linguagem, Leitura e Produção Textual, Cultura e Comunicação, Oralidade e Escrita, Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação da professorapesquisadora, ser-leitor, pedagogia dialógica, cultura oral e escrita.

 

Gabriela Fernanda Cé Luft – Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2007), mestrado em Letras (área de Estudos Literários, especialidade de Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Letras (área de Estudos Literários, especialidade de Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, mediação de leitura, formação de leitores e ensino de literatura. 

 

João Carlos Teixeira de MelloGraduado em Letras (Português/Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Mestre em Literaturas Francófonas pela Universidade Federal Fluminense (1999). Durante o mestrado, foi premiado com a bolsa de pesquisa do International Council on Canadian Studies - Ottawa, tendo efetuado, em 1998, pesquisas em universidades de Montreal e Quebec, sob a supervisão do Professor Aurélien Boivin. Professor de Francês do Colégio de Aplicação da UFRJ desde 1993, onde exerce o cargo de coordenador do setor de 2012 até os dias atuais. Participou de dois estágios pedagógicos na França: em 1993, no Centre International d’Etudes Pédagogiques, em Sèvres; em 2005, em Limoges. Dedica-se ao projeto “FLECAp” de elaboração de materiais/atividades didáticas para o ensino do francês língua estrangeira no CAp-UFRJ.

 

Inés Kayon de Miller – Possui Ph.D. em Linguistics (2001) pela University of Lancaster, Lancaster, Inglaterra; Master of Arts em Teaching English as a Second Language (1979) pela University of California at Los Angeles (UCLA), Los Angeles, Estados Unidos; licenciatura em Inglês (1970), pelo Instituto Nacional Superior del Profesorado en Lenguas Vivas, Buenos Aires, Argentina. Atualmente é professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação Inicial e Continuada de Professores, atuando principalmente no desenvolvimento da Prática Exploratória (Exploratory Practice), um trabalho de investigação de professores e alunos realizado a partir de seus questionamentos.

 

Leonor Werneck dos Santos – Possui graduação em Português-Literaturas (UFRJ-1989), Mestrado (UFRJ-1994) e Doutorado (UFRJ-2001) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa). Ex-professora de Ensino Fundamental e Médio (Colégio Pedro II, rede municipal e particular do Rio de Janeiro). Desde 1995, atua como docente de Língua Portuguesa da UFRJ (Faculdade de Letras) e atualmente é Prof. Associado II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística de Texto, gêneros textuais, referenciação, articulação textual, literatura infantil e juvenil e ensino de leitura. Presidente da Assel-Rio, no biênio 2008-2009. Membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. Membro do Júri do Prêmio Anual da FNLIJ. Estágio de Pós-Doutoramento sob a supervisão da Profa. Dra. Mônica Cavalcante/UFC (abril/2013-janeiro/2014), com Bolsa Pós-Doutorado Sênior do CNPq. www.leonorwerneck.com

 

Lynn Mario Trindade Menezes de Souza - Possui graduação em Linguística - Universityof Reading (1977), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor titular da Universidade de  São Paulo e Pesquisador CNPq. Foi Professor Visitante na University of Western Ontario (2004,Canadá), na Monash University (2010, Australia), na University of Oulu (Finlândia 2011) e na Goa University (2012).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensinoaprendizagem, linguística aplicada, língua estrangeira, letramento, crítica literária e literatura pós-colonial.

 

María Teresa Celada - Atua como docente e pesquisadora em nível de Pós-Graduação. Possui graduação em Licenciatura em Letras/orientação em linguística (1983) e Bacharelado em Letras (1987), ambas pela Universidad de Buenos Aires, e doutorado

em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Desde 1992, atua como docente e pesquisadora na Universidade de São Paulo, onde é professora doutora. Desenvolve pesquisas na área da Análise do Discurso, que se centram no estudo do funcionamento da língua espanhola e da língua do brasileiro, nos contrastes entre o funcionamento de subjetividades e de discursos no Brasil e na Argentina, num espaço de enunciação atravessado por discursos de integração. É coordenadora da Área de Espanhol do Centro de Línguas da USP desde 2003. Em 2008 desenvolveu projeto de pesquisa de pós-doutorado na UBA (Argentina) com bolsa da Fapesp (Processo 08/54641-9): Trilhas da memória discursiva sobre o português na Argentina. Sujeitos/línguas. Saberes. Foi leitora crítica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Espanhol) em 2006. Em 2009 e 2010 atuou como Coordenadora Adjunta e como Redatora do PNLD 2011 (Faculdade de Educação - FNDE e Secretaria de Educação Básica do MEC, e leitora crítica do PNLD 2013 (UFF). Coordena junto com Fátima Cabral Bruno o Ciclo Permanente de Vídeo Conferências da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana FFLCH/USP: uma parceria com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB, ex CENP), disponível em http://dlm.fflch.usp.br/espanhol/implantacao-do-espanhol No momento, faz parte de vários conselhos editoriais.

 

Neide Luzia de Rezende – Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Língua e de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, literatura, educação, formação do professor.

 

Solange Coelho Vereza – Possui graduação em Licenciatura Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialização em Ensino de Línguas pela London University (com grau de distinção), mestrado (MA) in Language and Literature in Education, também pela London University, 1982, e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Sua tese de doutorado teve como foco a questão do sentido literal no paradigma da metáfora conceptual. Fez estágio de pós-doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Linguística Aplicada, atuando e publicando, principalmente, nos seguintes campos: metáfora, argumentação e leitura. É professora Associada da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, ministrando cursos e orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. Coordenou o GT Linguística e Cognição da ANPOLL.

 

William Soares dos Santos – Possui graduação (1997) em Letras (Português/Italiano), mestrado (2002) em Linguística Aplicada, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio (2007). É Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, onde atua no curso de Pedagogia e no curso de Licenciatura em Letras, ministrando disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Português/Italiano e Educação e Comunicação. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre narrativas, práticas de ensino/aprendizagem e formação de professores de Português/Italiano. Tem experiência na área de Educação, Linguística Aplicada e Análise do Discurso com ênfase em Sociolinguística Interacional e no ensino de Português como língua materna e Italiano como língua estrangeira. Em suas pesquisas lida, principalmente, com os seguintes temas: construções discursivas, narrativa, interação em contextos educacionais, educação, formação de professores de línguas e italianística.

 

 

bottom of page